SOBREPESO INFANTIL - UM ALERTA AOS PAIS

Em entrevista exclusiva, a Dra. Inez Oliveira, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Eintein, conversou com a Academia Acqualife sobre a obesidade infantil. Veja na íntegra.

Academia Acqualife: Como saber se o meu filho está com o peso certo? 

Dra. Inez: Fazendo consultas regulares no pediatra e acompanhando as curvas de crescimento e peso de acordo com a idade do seu filho. 

 

Academia Acqualife: É normal recusar certos alimentos? Como lidar com crianças que escolhem alimentos ou se recusam a comer? 

Dra Inez: Sim! É normal recusar alimentos e crianças geralmente a partir de 2 anos começam a ficar mais seletivas, porém é importante que os pais continuem oferecendo os alimentos recusados e principalmente manter a dieta do filho bem balanceada. Só podemos dizer que a criança realmente não gosta de determinado alimento, após ela recusá-lo 8x. 

 

Academia Acqualife: Quando a criança deve iniciar atividades físicas ou esportivas? Como devo convencê-lo que sua alimentação e atividades físicas são importantes? 

Dra. Inez: Em crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui para melhorar o perfil lipídico e metabólico e reduzir a prevalência de obesidade. Ainda, é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto também ativo. Em conseqüência, do ponto de vista de saúde pública e medicina preventiva, promover a atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida. Nesse contexto, ressaltamos que a atividade física é qualquer movimento como resultado de contração muscular esquelética que aumente o gasto energético acima do repouso e não necessariamente a prática desportiva.

A atividade física é desejável para o ser humano em todas as idades e portanto deve ser estimulada. O lactente deve ter liberdade para se mover de acordo com o seu nível de desenvolvimento. A partir dos 6 meses já existem exercícios que estimulam o desenvolvimento; um cercado permite à criança observar o ambiente, brincar e se apoiar para ficar de pé; a partir dos 10 meses a criança deve ter espaço para engatinhar e depois começar a andar com apoio; na criança de 1-3 anos, a atividade física deve ser estimulada. No pré-escolar de 4 a 7 anos são atividades indicadas:

Andar, correr, pular, subir, nadar. Isso pode ser feito através de jogos que visam aperfeiçoar a coordenação motora.

A atividade física desenvolve a força muscular, flexibilidade e resistência, aperfeiçoa a coordenação motora, estimula o metabolismo ósseo, aumenta a capacidade respiratória e cardíaca, melhora o humor e o apetite mas previne a obesidade, e a longo prazo, diminui o risco de hipertensão, diabetes e cardiopatia isquêmica (arteriosclerose). 

Academia Acqualife: Quais as atividades indicadas para crianças que precisam perder peso, colesterol e glicemia alta? 

Dra. Inez: Atividade aeróbicas. 

Academia Acqualife: O que deve ser feito para evitar que meu filho fique obeso?Existe uma tendência genética ou é mais comportamental?

Dra. Inez: A principal forma de prevenir a obesidade infantil é criar o costume da criança se alimentar bem. E isso deve ser feito desde bebê: oferecendo leite materno, introdução de alimentos saudáveis aos 6 meses e assim por diante. É necessário que a criança coma de tudo e que os pais ofereçam a ela de tudo um pouco para que seu paladar fique mais amplo. Deve -se também criar o hábito de sentar-se à mesa e compartilhar o alimento ( e a companhia). Devemos também evitar o hábito de comer na frente da televisão. Caso os pais sejam obesos e mantenha hábitos não saudáveis, é necessário intervir nisso. Caso contrário, poderá ser um modelo negativo para o filho. Deve-se portanto mudar a alimentação de todos da casa e estimular práticas esportivas.

 

Academia Acqualife: Qual a diferença entre o sobrepeso infantil e a obesidade infantil?

Dra. Inez: Obesidade é definida como excesso de gordura corporal relacionado à massa magra e o sobrepeso como uma proporção relativa de peso maior que a desejável para altura. Em outras palavras: sobrepeso é o IMC (índice de massa corpórea entre 25-30 e a obesidade > 30. 

 

Academia Acqualife: Quais são os riscos e doenças que podem surgir por causa da obesidade / sobrepeso infantil ? 

Dra. Inez: É de consenso mundial que a realização de atividades físicas na infância ajuda a manter o peso ideal, reduzindo índices de obesidade e suas consequências, como diabetes, hipertensão e dislipidemias (excesso de gordura no sangue, como o colesterol e triglicérides, por exemplo).

Academia Acqualife: Ao identificar o problema de sobrepeso / obesidade, qual a primeira medida que os pais devem tomar?

Dra. Inez: Melhorar a alimentação da criança e dependendo da idade, introduzir atividade física na rotina dela. 

Dra. Inez Carvalho Oliveira, CRM 139326

Consultório: (11)2165-1530