Afogamento é a terceira causa de morte acidental em crianças

Afogamento é a quarta causa de morte acidental em adultos e a terceira em crianças e adolescentes de todo o mundo. No Brasil, as características do clima, a vasta rede hidrográfica e o tamanho do litoral representam fatores de risco importantes para os afogamentos.


Crianças, adolescentes e idosos são os grupos etários com maior probabilidade de afogamento.Os meninos entre 5 e 14 anos de idade têm o afogamento como a primeira causa de morte; as meninas o têm como a quinta causa.

1) No início do afogamento, a pessoa se debate, tentando se manter na superfície. Ela prende a respiração o quanto pode e aspira, sem querer, engole pequenas quantidades de água, o que provoca o fechamento da laringe, órgão situado entre a traquéia e a base da língua. Esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo para que a água não inunde os pulmões.

2) Depois de alguns minutos, a laringe relaxa e a pessoa involuntariamente respira debaixo d’água, aspirando e engolindo grande quantidade de água. Parte do líquido vai para o estômago e o restante segue o mesmo caminho do ar: percorre a traquéia e chega aos pulmões, passando por brônquios, bronquíolos e alvéolos.

3) Com o pulmão encharcado, a troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) não funciona mais. A redução da taxa de oxigênio causa danos em todos os tecidos, principalmente nos que precisam de mais ar, como as células nervosas. O cérebro é gravemente lesionado e a pessoa fica inconsciente.

4) Depois de chegar aos alvéolos, a água entra no sangue e penetra nos glóbulos vermelhos, destruindo-os. Com isso, o potássio presente nessas células vaza para o plasma sanguíneo. Em concentração elevada, o potássio é fatal: ele acaba com a diferença de carga dentro e fora da célula, impedindo a transmissão dos impulsos nervosos e, assim, a contração muscular. Com isso, o coração pode parar de bater.

Saiba mais: Quais são os principais cuidados que os pais devem ter para a segurança dos filhos em áreas de piscina e praia.

Venha nos conhecer

Esperamos você para mudar de vida!

Avenida Professor Joaquim Barreto, 680
Granja Carolina - Cotia - São Paulo
(Atalaia)
(11) 4703-4262 / (11) 4616-8822
 
Horário de funcionamento
Segunda à Sexta: 06:00 às 22:00
Sábado: 09:00hs às 14:00hs

Granja Carolina

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - Black Circle

Rua Manaus, 148

Jardim dos Ipês - Cotia - São Paulo

(Km 30 da Rodovia Raposo Tavares)

(11) 4616-2951 / (11) 4703-3054

 

Horário de funcionamento

Segunda à Sexta: 06:00 as 22:00 ​​​

Sábado :Musculação: 09:00 as 13:00

Natação: 07:00 as 14:30

Jardim dos Ipês